Substância que é produzida, principalmente, pelo fígado do feto durante a gestação, mas também pode estar presente em pequenas quantidades em adultos saudáveis.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de dosagem de Alfa Fetoproteína, também conhecido pela sigla AFP, mede os níveis dessa proteína no sangue. A AFP é produzida principalmente pelo fígado do feto durante a gestação, mas também pode estar presente em pequenas quantidades em adultos saudáveis. Em pessoas com certos tipos de câncer, a AFP é aumentada em resposta à presença do tumor.
O exame é feito por meio de uma coleta de sangue tradicional e tem como objetivo medir os níveis da substância no organismo de gestantes e pessoas com certos tipos de câncer.
A avaliação pode ser solicitada à mulher durante a gravidez, como forma de complementar o acompanhamento do desenvolvimento do feto e também como forma de monitorar a saúde de pessoas com câncer de fígado, testículos ou condições hepáticas.
O exame não diagnostica diretamente nenhuma doença, mas ajuda a identificar possíveis alterações no desenvolvimento do feto. Por meio dele, é também possível acompanhar doenças hepáticas, além de câncer de testículo.
O valor de referência é 7,5 microgramas/L, mas pode variar de acordo com cada laboratório.
Não é necessário preparo especial para a realização do exame. No entanto, é importante tirar todas as suas dúvidas com o laboratório.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.