A dosagem de proteína total é importante para o diagnóstico e o acompanhamento de diversas condições clínicas, principalmente distúrbios renais e hepáticos.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É um teste laboratorial que mede a concentração de todas as proteínas circulantes no sangue. As proteínas são enzimas essenciais para o funcionamento do organismo e possuem funções variadas — desde a regulação de processos celulares até a formação de tecidos, como cabelos e músculos. Alterações anormais em seus níveis podem sinalizar problemas de saúde.
A principal função é verificar o equilíbrio proteico no organismo. Portanto, é frequentemente solicitado em avaliações nutricionais e no diagnóstico de diversas doenças, principalmente distúrbios renais e hepáticos. Em alguns casos, a dosagem de Proteína Total pode compor análises pré-operatórias e exames de rotina.
A análise é realizada a partir de uma amostra de sangue venoso, geralmente retirada do braço. O material é avaliado em laboratório para determinar o nível total de proteínas. Em geral, os resultados são disponibilizados dentro de poucos dias.
O exame de Proteína Total pode ser solicitado em variadas situações clínicas, especialmente para investigar sintomas como perda de peso inexplicada, fadiga persistente, fraqueza, icterícia (amarelamento da pele), inchaço corporal e dor abdominal. Ele é fundamental no processo diagnóstico e no acompanhamento de determinadas doenças crônicas, hepáticas, renais, metabólicas e nutricionais.
Embora não seja específico para identificar tais quadros, o exame de Proteína Total pode auxiliar no diagnóstico de condições como:
Os níveis de Proteína Total ainda podem estar alterados em outras situações clínicas, que incluem hipertireoidismo, hipertensão, insuficiência cardíaca e alguns tipos de neoplasias. Desta forma, diante de resultados anormais, a avaliação do médico é fundamental para um diagnóstico preciso.
Os valores de referência podem variar para cada laboratório, mas normalmente ficam entre 6 e 8,3 g/dL. É importante que os resultados sejam avaliados por um médico, que levará em consideração o histórico do paciente e os exames complementares para estabelecer um diagnóstico preciso.
Médicos de diversas especialidades podem solicitar o exame de Proteína Total, incluindo hepatologistas, nefrologistas, nutrólogos, hematologistas e clínicos gerais.
De modo geral, não há necessidade de preparação especial para realizar o exame de proteína total. No entanto, é recomendado seguir as orientações do médico ou do laboratório responsável para garantir resultados precisos.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.