O exame RAST para ácaros Dermatophagoides pteronyssinus detecta anticorpos IgE específicos contra esse tipo de ácaro, um dos principais causadores de alergias respiratórias. É indicado em casos de rinite alérgica, asma ou dermatite atópica com suspeita de sensibilização a ácaros. O teste é feito com amostra de sangue e auxilia no diagnóstico e na definição de medidas de controle ambiental e tratamento.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame RAST para ácaros D. pteronyssinus é um teste laboratorial que detecta a presença de anticorpos IgE específicos contra o ácaro Dermatophagoides pteronyssinus no sangue do paciente. Este microrganismo é um dos principais componentes da poeira doméstica e está frequentemente associado a alergias respiratórias, como rinite e asma.
O objetivo principal é identificar se o paciente possui sensibilização alérgica ao microrganismo.
A avaliação é realizada a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente, normalmente de uma veia do braço. O material é analisado pelo laboratório, que posteriormente libera o resultado.
O médico deve solicitar o exame quando há suspeita de alergia ao ácaro Dermatophagoides pteronyssinus, sobretudo na presença de sintomas como:
Espirros frequentes;
Nariz escorrendo;
Tosse;
Coceira na garganta;
Olhos vermelhos e lacrimejando.
O exame não diagnostica uma doença isoladamente, mas é uma ferramenta fundamental para identificar sensibilização alérgica a esse ácaro, que está associado a várias doenças alérgicas, como rinite, asma, conjuntivite e dermatite atópica.
É importante lembrar que um resultado positivo no RAST indica que o sistema imune do paciente reconhece aquele ácaro como um alérgeno, mas o diagnóstico clínico depende da correlação com os sintomas.
Não é necessário preparo para este tipo de exame.
Os valores de referência podem variar conforme o laboratório. Os níveis de sensibilização são classificados de acordo com os achados. É fundamental que o exame seja interpretado por um médico.
Podem ser classificados de acordo com o grau de sensibilização:
– Menor que 0,35 kU/l: INDETECTÁVEL;
– Maior ou igual a 0,35 e menor que 0,7: BAIXO;
– Maior ou igual a 0,7 e menor que 3,5: MODERADO;
– Maior ou igual a 3,5 e menor que 17,5: ALTO;
– Maior ou igual a 17,5 e menor que 50: MUITO ALTO;
– Maior ou igual a 50 e menor que 100: MUITO ALTO;
– Maior ou igual a 100: MUITO ALTO.
Os médicos que normalmente solicitam exames de alergia são alergologistas, pediatras, otorrinos e dermatologistas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.