O exame IGE Específica Proteína do Leite (C312) é um teste laboratorial que identifica a presença de anticorpos IgE específicos contra proteínas do leite de vaca, auxiliando no diagnóstico de alergia alimentar.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
Este exame é um teste de IgE específica sérica direcionado às proteínas do leite de vaca. Ou seja, ele mede no sangue se há anticorpos IgE formados contra componentes do leite (como caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina).
O exame serve para detectar a sensibilização imunológica, por meio da IgE, às proteínas do leite de vaca, o que pode estar associado à alergia IgE-mediada ao leite.
Ele também auxilia no diagnóstico diferencial entre alergia alimentar e outras causas de sintomas gastrointestinais, dermatológicos ou respiratórios que ocorrem após a ingestão de leite. Além disso, permite acompanhar a evolução da alergia ao leite e monitorar se a sensibilização diminui com o tempo.
Em determinados casos, pode ser utilizado em conjunto com outros testes, como o teste de provocação oral, para confirmação diagnóstica. É importante destacar que a presença de IgE detectável não significa, necessariamente, que o paciente apresentará reações clínicas severas, assim como a ausência de IgE não exclui completamente a possibilidade de uma alergia não-IgE mediada.
O exame é feito por meio de uma simples coleta de sangue realizada no laboratório. A amostra é analisada para verificar se o organismo produziu anticorpos específicos (IgE) contra as proteínas do leite.
Esse processo é feito com técnicas especiais que ajudam a identificar possíveis alergias. O resultado costuma ficar pronto em alguns dias, geralmente entre 3 a 5 dias úteis, dependendo do laboratório. É um exame seguro, não invasivo além da picada da agulha, e não envolve radiação.
Os valores de referência podem variar conforme o laboratório e o método utilizado.
Por exemplo, em um painel de IgE específico a proteínas do leite (método FEIA/ImmunoCAP), já se observou esta correlação:
Cada relatório de laboratório deve trazer o valor de referência adotado por aquele local e ao método usado. É importante lembrar que apenas um profissional especializado pode fechar o diagnóstico.
Outros médicos que investigam sintomas alérgicos (ex: reações respiratórias, anafilaxia) também podem solicitar esse exame.
Não há preparo. Contudo, é fundamental seguir todas as orientações do médico ou do laboratório responsável para garantir resultados precisos.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.