Com o exame de glicose pós prandial, é possível determinar como anda a secreção de insulina do paciente, depois de uma descarga de glicose em seu organismo.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.

O exame de glicose pós-prandial é um teste laboratorial que mede o nível de açúcar no sangue 2 horas após uma refeição. Ele ajuda a verificar se o organismo está conseguindo metabolizar adequadamente os açúcares consumidos, o que é útil no diagnóstico e monitoramento de condições como a diabetes.
Duas horas depois que o paciente se alimenta normalmente, seu sangue é coletado e enviado ao laboratório para a análise dos níveis de glicose. Em geral, os resultados ficam prontos em alguns dias e devem ser interpretados pelo médico. O procedimento costuma ser rápido e causa pouco desconforto.
Esse exame ajuda a identificar alterações na regulação da glicose, sendo frequentemente utilizado no diagnóstico da diabetes tipo 1 e tipo 2. Ele também pode ser solicitado para acompanhar o tratamento de pacientes diabéticos e em casos de diabetes gestacional.
O exame pode ser solicitado quando o paciente apresenta sinais e sintomas sugestivos de problemas no metabolismo da glicose, como:
Em geral, consideram-se valores de referência da glicose pós-prandial:
Em indivíduos saudáveis, a glicose pós-prandial costuma ficar abaixo de 140 mg/dL.
Sim. Esse exame pode ser solicitado durante a gravidez para monitorar os níveis de glicose, especialmente em casos de diabetes gestacional, uma condição que pode trazer riscos tanto para a mãe quanto para o bebê.
Um valor elevado pode indicar pré-diabetes ou diabetes. Se os níveis estiverem acima de 200 mg/dL, o médico pode solicitar exames complementares, como a curva glicêmica ou hemoglobina glicada, para confirmação do diagnóstico.
O exame é seguro e não apresenta contraindicações. Os efeitos adversos estão relacionados à coleta de sangue, como dor no local da punção e hematomas leves.
Diversos médicos especialistas podem solicitar o exame de glicose pós-prandial, conforme o quadro clínico do paciente, como clínicos gerais, endocrinologistas e ginecologistas e obstetras.
O paciente deve fazer uma refeição completa 2 horas antes do exame, conforme orientação médica, que pode ser o café da manhã ou o almoço, por exemplo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.