Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É uma análise laboratorial utilizada para detectar parasitas intestinais, assim como seus ovos ou larvas, nas fezes do paciente. Para aumentar a chance de identificá-los, a coleta ocorre em três dias distintos, pois eles nem sempre são eliminados em todas as evacuações.
O exame parasitológico de fezes (3 amostras) é amplamente solicitado por médicos para detectar a presença de protozoários e helmintos intestinais, como Taenias, Giardia lamblia, Trichuris trichiura, Schistosoma mansoni e Ascaris lumbricoides.
O exame exige coleta de três amostras de fezes em dias alternados ou consecutivos, conforme orientação médica ou do laboratório. O paciente recebe frascos apropriados para coletar o material, que deve ser armazenado corretamente e entregue conforme as instruções fornecidas.
A análise laboratorial é feita em duas etapas: macroscópica (para avaliar características como consistência e odor nas fezes) e microscópica (com objetivo de identificar possíveis parasitas intestinais, bem como seus ovos ou larvas).
O parasitológico de fezes (3 amostras) é indicado quando há suspeita de infecção parasitária, principalmente se o paciente apresentar sinais e sintomas como:
O exame também pode compor avaliações de rotina para crianças e adultos.
O parasitológico de fezes (3 amostras) pode ser utilizado para diagnosticar diversas parasitoses intestinais, como:
O resultado é considerado normal quando não há detecção de parasitas, ovos ou larvas. Caso contrário, o exame identifica o tipo de microorganismo presente, de modo a ajudar o médico a determinar o tratamento adequado.
Médicos de diversas especialidades podem solicitar o exame parasitológico de fezes, incluindo clínicos gerais, infectologistas, gastroenterologistas e pediatras.
Depende da recomendação do laboratório. Em alguns casos, a coleta deve ser feita em dias consecutivos, enquanto em outros pode ser realizada em dias alternados. O importante é seguir as instruções para garantir um diagnóstico preciso.
Muitos parasitas intestinais eliminam ovos ou larvas de forma intermitente — e não continuamente. Se a coleta for feita apenas em um dia, pode haver um falso negativo, a depender do ciclo de vida do patógeno.
Além disso, a eliminação de ovos não é homogênea nas fezes. Coletar mais de uma amostra permite que diferentes porções do material sejam analisadas, com objetivo de aumentar as chances de identificação.
Algumas orientações devem ser seguidas para garantir a precisão dos resultados, entre elas:
A seguir, confira o passo a passo para realizar a coleta de fezes para o exame parasitológico da Rede D’Or (uma, duas ou três amostras):
Informações adicionais:
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.