Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame Índice de Saturação da Transferrina avalia a quantidade de ferro que está sendo transportado pela proteína transferrina no sangue, expressa como um percentual. A transferrina é uma proteína produzida pelo fígado, responsável por transportar o ferro para diferentes partes do corpo, como medula, baço, fígado e músculos. Este exame ajuda a avaliar os níveis de ferro e a capacidade do organismo de transportá-lo.
Este exame é utilizado para investigar alterações nos níveis de ferro no sangue, auxiliando no diagnóstico de condições como anemias, sobrecarga de ferro e distúrbios do metabolismo do ferro. É fundamental para diagnosticar e monitorar condições como anemia ferropriva, verificar o transporte adequado de ferro e detectar possíveis desequilíbrios nutricionais, especialmente em conjunto com a ferritina.
Ele é solicitado em casos de suspeita de anemia ferropriva, quando há sintomas como fadiga, palidez ou falta de ar. Também é indicado para monitorar pacientes com doenças que afetam a absorção ou o metabolismo do ferro, como doenças hepáticas ou renais.
O exame contribui para o diagnóstico das condições abaixo.
Os valores normais de saturação da transferrina variam de 20% a 50% em homens e de 15% a 50% em mulheres. Contudo esses valores podem variar conforme o laboratório.
O exame pode ser solicitado por especialistas como clínicos gerais, hematologistas, gastroenterologistas e hepatologistas, dependendo do quadro clínico do paciente.
Este exame não precisa de preparo. Contudo, é fundamental seguir todas as instruções do médico ou do laboratório responsável para garantir resultados precisos.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.