O exame Treponema pallidum Hemaglutinação (TPHA) é um teste sorológico usado para detectar anticorpos contra a bactéria Treponema pallidum, causadora da sífilis. Ele confirma a infecção, sendo positivo em casos de sífilis ativa ou passada. O TPHA é importante para diagnóstico, triagem e acompanhamento do tratamento da doença. Geralmente é realizado junto com outros testes para sífilis.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame Treponema Pallidum Hemaglutinação (TPHA) é um teste sorológico utilizado para detectar a presença de anticorpos contra a bactéria Treponema pallidum, agente causador da sífilis. Este teste é baseado no princípio da hemaglutinação, em que partículas sensibilizadas com antígenos específicos interagem com anticorpos presentes no soro do paciente, indicando exposição prévia ou infecção ativa.
O exame TPHA tem como principal finalidade auxiliar no diagnóstico da sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode afetar diferentes órgãos do corpo ao longo do tempo. Ele é utilizado como um dos testes treponêmicos na investigação da doença e pode ser solicitado em conjunto com testes não treponêmicos, como o VDRL (Venereal Disease Research Laboratory), para confirmar um diagnóstico.
A realização do exame envolve a coleta de uma amostra de sangue do paciente, geralmente retirada de uma veia do braço. O soro dessa amostra é analisado em laboratório para identificar a presença de anticorpos contra o Treponema pallidum por meio da técnica de hemaglutinação. O resultado pode indicar se houve contato com a bactéria, sendo necessário correlacionar com outros testes e a avaliação clínica.
Este exame pode ser solicitado em diversas situações, incluindo:
O exame TPHA é utilizado para o diagnóstico da sífilis, podendo indicar infecção ativa ou exposição prévia ao Treponema pallidum. No entanto, ele não diferencia sífilis recente de infecção tratada, motivo pelo qual deve ser interpretado em conjunto com outros exames.
Os resultados do TPHA podem variar de acordo com o laboratório, mas são apresentados qualitativamente como reagente (positivo) ou não reagente (negativo).
O exame pode ser solicitado por diversos especialistas, incluindo:
Não há necessidade de preparo especial para a realização deste exame. O paciente pode realizá-lo a qualquer momento, sem a necessidade de jejum ou interrupção de medicamentos, salvo orientação médica específica.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.