O exame de glicose serve para estudar os níveis desse carboidrato circulando pelo corpo.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de glicose mede a quantidade de glicose (açúcar) no sangue ou na urina. A glicose é a principal fonte de energia do corpo, e seus níveis devem estar equilibrados para evitar problemas de saúde como diabetes e hipoglicemia.

O exame é realizado por meio da coleta de sangue, que é enviada a um laboratório para análise dos níveis de amilase. Os resultados costumam ficar prontos em alguns dias e são discutidos com o médico. O procedimento é rápido e causa pouco desconforto.
O exame de glicose serve para diagnosticar e acompanhar o diabetes tipo 1 e tipo 2, identificar possíveis casos de hipoglicemia, monitorar os níveis de açúcar no sangue em pacientes diabéticos e avaliar problemas metabólicos e doenças renais.
O exame pode ser solicitado em casos de sintomas como:

O exame pode ser solicitado por diversos especialistas, incluindo clínicos gerais, endocrinologistas, cardiologistas, nefrologistas e ginecologistas.
Para realizar o exame é necessário realizar um jejum de 8 horas. A ingestão de água é permitida, mas deve ser apenas o suficiente para saciar a sede. Para a coleta de 24 horas, o paciente precisa armazenar toda a urina do dia em um recipiente fornecido pelo laboratório.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.