O exame de Cultura Quantitativa Diversos identifica e quantifica microrganismos presentes em diferentes tipos de amostras biológicas. Ele auxilia no diagnóstico de infecções, orientando o tratamento adequado e permitindo o acompanhamento da resposta terapêutica.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É um teste laboratorial que identifica e mede a quantidade de microrganismos aeróbios presentes em amostras respiratórias, como escarro, secreção traqueal ou lavado broncoalveolar. Ele ajuda a detectar infecções respiratórias e orientar o tratamento adequado.
Este exame é indicado para: diagnosticar infecções respiratórias, como pneumonias; identificar e quantificar microrganismos aeróbios presentes em amostras respiratórias; avaliar a carga bacteriana em pacientes com suspeita de infecção pulmonar; ajudar o médico a escolher o melhor tratamento antimicrobiano.
A coleta do material geralmente é realizada por profissionais de saúde durante procedimentos como broncoscopia ou aspiração traqueal. No caso do escarro, a amostra pode ser obtida em casa, utilizando o kit fornecido pelo laboratório. Em seguida, o material é enviado ao laboratório, onde os microrganismos são cultivados para identificação e contagem, permitindo avaliar a presença e a quantidade de bactérias.
O exame considera normal a ausência de crescimento bacteriano. Resultados positivos indicam presença de microrganismos, que precisam ser interpretados pelo médico, considerando o quadro clínico do paciente.
Este exame pode ser solicitado por médicos das especialidades de pneumologia, infectologia, clínica médica, medicina intensiva ou outros profissionais que avaliem a necessidade clínica.
O exame não exige nenhum preparo especial.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.