O exame de cromo sérico avalia a concentração desse mineral no sangue, sendo útil na detecção de deficiências nutricionais e intoxicações por metais pesados.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É uma análise laboratorial que mede os níveis séricos de cromo, um mineral que participa do metabolismo da glicose, dos lipídios, das proteínas e dos carboidratos. Apesar de ser necessário para o bom funcionamento do organismo, tanto a deficiência quanto o excesso dessa substância podem causar prejuízos à saúde.
Seu principal objetivo é avaliar os níveis de cromo no sangue. Valores baixos geralmente estão associados a deficiências nutricionais, enquanto altas quantidades podem ser sinal de exposição excessiva à substância, seja por fatores ambientais ou ocupacionais. Dessa forma, o exame ajuda a identificar desequilíbrios que afetam a saúde metabólica e intoxicação por metais pesados.
O exame é realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue venoso, normalmente retirada do braço. Depois, o material é analisado em laboratório com técnicas específicas para quantificar os níveis de cromo sérico. Em geral, os resultados são disponibilizados ao paciente dentro de poucos dias.
O exame de cromo sérico é solicitado principalmente nas seguintes situações:
Esta dosagem ajuda a identificar a deficiência de cromo, bem como a intoxicação por essa substância, que pode causar dermatites, asma e até câncer.
Não há necessidade de preparação específica para realizar o exame de cromo sérico. Contudo, é fundamental seguir as orientações do médico ou do laboratório responsável para garantir a precisão dos resultados.
Os valores de referência podem variar para cada laboratório, mas costumam ficar entre 1,5 µg/L e 5,0 µg/L. Para um diagnóstico preciso, é importante que os resultados sejam interpretados por um médico, levando em consideração o quadro clínico do paciente e exames complementares, quando necessário.
Profissionais da saúde de diversas especialidades podem solicitar o exame de cromo sérico, conforme o quadro clínico do paciente, entre eles endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, médicos do trabalho e clínicos gerais.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.